Toyota revela novo Prius Hybrid de tracção integral em Los Angeles

A Toyota apresentou no Salão Automóvel de Los Angeles, nos Estados Unidos, o novo Prius Hybrid AWD-i, que conta com avanços na motorização híbrida auto-recarregável e com ligeiros retoques no design.

O novo Prius, que foi lançado em 1997 e está agora na sua quarta geração, é o primeiro Toyota a beneficiar do sistema AWD-i, um novo sistema de tracção integral inteligente que utiliza um alto binário para fornecer tracção adicional ao eixo traseiro quando é necessário.

Este sistema foi projectado para ligar automaticamente no arranque, a velocidades de até 10 km/h, e a velocidades entre 10 e 70 km/h quando os sensores detectarem condições de má aderência, como por exemplo em estradas com neve ou com bastante água.

Esta solução resulta numa unidade bastante compacta e leve, pelo que não afecta o espaço da bagageira nem afecta as prestações/emissões deste modelo, até porque não recorre a nenhum eixo de transmissão entre o eixo dianteiro e traseiro nem a diferencial central.

Este motor eléctrico é alimentado por uma nova bateria de níquel-hidreto que apresenta melhor rendimento a baixas temperaturas. Contudo, o Prius de tracção dianteira conta com uma nova bateria híbrida de iões de lítio.

Visual também foi retocado

A mais recente evolução visual do Prius traduz-se numa aparência mais suave, ainda que a forma ousada que sempre caracterizou o Prius se mantenha. Destaca-se a nova assinatura luminosa que ajuda a dar carácter e presença a este modelo e o novo pára-choques dianteiro mais elevado que ajuda a criar uma silhueta mais dinâmica e fluida.

Entre as novidades para 2019 estão duas novas cores para a carroçaria – Azul Breeze e Vermelho Emotional – e novas jantes de 17 polegadas. Contudo, quem optar pelas jantes mais pequenas, de 15 polegadas, passa a poder escolher um acabamento cinza escuro para contrastar com a cor da carroçaria.

Em estreia no Salão Automóvel de Los Angeles, a primeira aparição europeia do renovado Toyota Prius está marcada para o dia 18 de Janeiro do próximo ano, no Salão de Bruxelas.

Em destaque